Ex-deputada de Pernambuco diz que Justiça será acionada caso construção da ESA provoque desmatamento

Ex-deputada de Pernambuco diz que Justiça será acionada caso construção da ESA provoque desmatamento

Foto: Pedro Piegas

A construção da Escola de Sargentos das Armas (ESA) em Recife (PE) segue gerando polêmicas. A ex-deputada federal de Pernambuco e assessora de imprensa do vereador de Recife Ivan Moraes (PSOL), Carolina Vergolino, afirmou ao programa F5, na Rádio CDN, que serão feitos todos os esforços possíveis, inclusive entrar na Justiça, para impedir que a escola seja instalada no local escolhido, onde seria necessário desmatar uma grande área de preservação ambiental.

Desde 2021, quando a capital pernambucana foi selecionada para receber o projeto, diferentes organizações dedicadas à defesa do meio ambiente e outros políticos como o deputado Túlio Gadêlha (Rede) têm criticado a escolha do local, pois exigiria o desmatamento de 150 hectares com 300 mil árvores, o que representa 200 campos de futebol de Mata Atlântica. O espaço fica dentro do Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC). 

– Reconhecemos a importância dessa escola, mas sabemos também da importância do tempo histórico que vivemos e da necessidade de não desmatamento, pelo nosso planeta estar ameaçado. A escola de sargentos pode ser construída sem derrubar nenhuma árvore. Na própria área do exército no CIMNC, há 196 hectares já desmatados e planos que podem ser utilizados – defende Carolina Vergolino.  

Exército nega mudança 

Ainda em dezembro de 2023, o Comando Militar do Nordeste divulgou, em nota oficial, que este local alternativo apresentado pelo Terceiro Setor, situado no norte do Campo e ao lado da cidade de Araçoiaba, é específico para o trânsito de blindados e realização de acampamentos militares, por ser de relevo pouco inclinado e sem cobertura vegetal de mata. Além disso, ficaria longe de Recife e dificultaria a logística dos militares. 

“O suporte para a Escola, tanto nos aspectos logísticos, quanto no apoio à família militar (cerca de 6.000 pessoas) é baseado na cidade do Recife. O município de Araçoiaba não oferece estrutura capaz de suprir a necessidade desse público em logística militar, escolas, rede hospitalar, comércio, serviços diversos. A distância deste local proposto até Recife é de cerca de 80 km, o que torna impraticável os deslocamentos diários de ida e volta.” – diz a nota. 

Apesar da polêmica, em novembro de 2023, o colunista do Diário Deni Zolin trouxe a informação que seriam nulas as chances de Pernambuco perder a ESA, pois foi uma decisão estratégica. Um especialista em cobertura de notícias na área de Defesa, consultado pelo Diário, também não acredita em uma reviravolta.  

A construção da nova Escola de Sargento das Armas (ESA) em Recife está prevista para ocorrer a partir de 2027, com investimento estimado em R$ 1,8 bilhão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cerca de 8 mil candidatos são esperados no campus da UFSM neste fim de semana e outras 5 notícias Anterior

Cerca de 8 mil candidatos são esperados no campus da UFSM neste fim de semana e outras 5 notícias

Expectativa de lojistas e empresas é que Vestibular aumente circulação no comércio de Santa Maria Próximo

Expectativa de lojistas e empresas é que Vestibular aumente circulação no comércio de Santa Maria

Geral